quinta-feira, 31 de julho de 2008

AMADORAS...

Mimi e seu primo João Vitor

Foto do almoço dos meus cunhados...

Tive que voltar aqui e falar sobre os "ses" da nossa vida.
Vivemos e nos impomos os eternos "ses".
se vc for bom ..........vou ser sua amiga!
se vc for bonito........posso gostar de vc!
se vc for magro.........te admiro!
se vc vencer na vida....vc presta!
se não..................não!

Nessas minhas andanças por toda a Internet, pois não tenho mais nada a fazer, entrei no site do pci concursos, um site especializado em concursos e lá tinha um recado lindo de um juiz federal Wiliam Douglas, que passou em vários concursos em primeiro lugar, o recado é para os concurseiros iniciantes, AMADORES.
Que coisa linda, que texto bem escrito. E pensei comigo:
- Isso cabe para os estudantes concurseiros amadores, tb para os iniciantes de dieta amadores, isso cabe pra tudo que for começar nessa vida.

Vou resumir aqui, com minhas palavras, ok?

Henry Nouwen era professor da Havard, Yale e era um palestrante famoso em sua área. Escrevia livros, era super respeitado intelectualmente. Abandonou tudo para virar padre, achar um sentido maior em sua vida. Logo em seguida resolveu ir morar em uma comunidade que se chama A Arca, que cuida de doentes mentais. Lá chegando, ele ficou responsável por cuidar do menino Adam, a criança mais problemática do lugar. Ele se sentiu injustiçado e não entendeu porque tinha pego a criança mais difícil, pois se considerava um amador naquele trabalho, e era mesmo. Pois a palavra amador logo teve sentido pra ele. A frase de Henri que resume o "amador" é essa: "Cada pessoa ali era na verdade um amador, que literalmente quer dizer "aquele que a ma"". Ele descobriu que ali todos eram amadores, pois todos amavam...
E galera, todo mundo que está iniciando algo novo, de certa forma está vivendo a esperança, está vivendo o amor. Pode ser o amor por vc mesmo, pode ser o amor pelos filhos que nos leva a correr atrás de segurança. Pode, no caso da dieta, um querer viver diferente, ou mesmo, um tempo com um corpo diferente. Ser saudável, ser o melhor que podemos ser...

Quanto aos "ses", esses nos desestruturam mas fazem parte da convivência da sociedade, temos de colocá-los de lado e não dar um valor maior que ele tem. E triste vc viver da expectativa do outro em vc, eu sei bem disso.
Meu irmão/doador inclusive naquela conversa que tivemos me perguntou:
- Marcia Paula, vc tem 31 anos, o que vc fez da sua vida?
E aí pensei comigo:
- SE eu fosse melhor será que ele me admiraria, será que me amaria mais?
Na hora, me emputeci, me infantilizei e nada disse. Se tivesse sido agora essa nossa conversa, eu lhe diria:
- Fiz e faço muitas coisas que pra vc não tem valor mas que pra mim, pra minha cabeça livre, fazem sentido. Eu aprendi nesses 31 anos um segredo, e ele é libertador. O segredo que aprendi é que posso viver na merda, que posso ser, doente, gorda, burra, pobre, separada, sem apoio e até um tiquinho desonesta MAS vou sempre lutar com o que tenho pra ser feliz. Isso é de mim.
E gente, não é fácil ter vários dedos apontados em sua direçao, todos acusadores. Mas temos que achar esse "amor" de amador e refletir e seguir a nossa intuição. O que não dá é desistir, isso não dá mesmo!!!


Um beijo, fiquem com Deus...


Amei falar com a Sol e com a Rosinha, duas fofas, duas pessoas que são amadoras...


Valentina

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal este post! Seu irmão lê o seu blog? Seria bom!
Não sei porque te criticam tanto na sua casa (pelo que entendi), pois no Brasil tem tantas donas de casa, que não trabalham fora (eu digo FORA, porque em casa é uma trabalhaira só, cuidar dos filhos não é fácil, do marido, da casa, da felicidade e bem estar deles), ou seja, qual é o problema em ser dona de casa? Eu fui, durante dois anos (parei de trabalhar para me dedicar exclusivamente a gravidez ao meu baby) e achei ótimo, mas ao mesmo tempo massante, pois não é mole não! Portanto, viva as donas de casa!
Você não é uma desempregada, é uma:
- mãe
- educadora
- enfermeira particular (esta tarefa sempre sobra para a mãe)
- administradora de lar
- amiga
- amante
- psicóloga de adulto
- psicóloga infantil
- piloto de carrinho de supermercado
- motorista
- cozinheira/cheff (na falta da empregada)
- e mais

e ainda acham pouco?
Bjs.

Andreia disse...

VALENTINA QUERIDA AMIGA!
EU TÔ AQUI LENDO TODOS OS SEUS POSTS ATRASADOS E PERDI QUE VC JÁ FEZ SEU TRANSPLANTE?
QUE MARAVILHA!
AI QUE LIBERTADOR!
QUE MARAVILHA!
PARABENS! VC MERECE SER FELIZ E ESTAR DE BEM CONSIGO MESMA.

OLHA, EU ME IDENTIFICO E MUUIITTOO COM VC NESSAS SUAS QUESTOES FILOSÓFICAS DE : OQ UE FEZ DA VIDA, O QUE DEVIA FAZER A MAIS?

QUER SABER? NINGUÉM FAZ MERDA NENHUMA E TODOS SE ACHAM OS BONS! É BEM ASSIM MESMO@! E POR SE SENTIREM UM CÚ, FICAM APONTANDO O DEDO NA ACRA DOS OUTROS, PRA TIRAREM A CULPA DE CIMA DE SI! SEI BEM O QUE É ISSO, VIU? NINGUÉM SE FAZ SOZINHO NAO, VIU? TODO MUNDO PRECISA DE AJUDA!PODE CRER. A VIDA É ISSO! A GENTE AJUDA QUEM PRECISA E AJUDAMOS QUEM ESTÁ PRECISANDO.
EU REALMENTE GOSTO DE VC! PELA PESSOA VERDADEIRA QUE ÉS!
E AMEI TER TE CONHECIDO.
BEIJAO MEGA CARINHOSOS E ATÉ MAIS.
AMEI TER LIDO QUE VC FEZ O TRANSPLANTE E QUE ESTÁ TUDO OK! GRAÇAS A DEUS!

Sol Repaginando disse...

Que post mais lindo amiga!
Nós somos amadoras e amamos o que é importante pra nós!
bjusss