quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Correr dá barato, a ciência comprova...


O primeiro efeito é o orgulho de si mesmo, por vencer um desafio e conseguir realizar uma atividade que poucas pessoas conseguem. Mas o bem-estar trazido pela prática da corrida não pára no aumento da auto-estima. Tem reação química envolvida no processo, pode acreditar.

Aquele sentimento de euforia, relatado por alguns corredores que acabaram de finalizar o treino, é um dos sinais mais evidentes de que há alguma mudança química no cérebro de quem faz atividades aeróbias. A sensação tem até nome, dado pelos atletas americanos: runner´s high (algo como barato de corredor, em tradução livre).

Ela surge graças ao aumento da descarga de endorfina no sangue. Trata-se de um neurotransmissor naturalmente produzido pelo cérebro e liberado em situações de estresse, pra nos acalmar. Exames de tomografia comprovaram o que qualquer pessoa que já experimentou um pique mais forte é capaz de atestar. Mesmo depois do treino, as endorfinas permanecem agindo no sistema límbico e no lobo pré-frontal, áreas responsáveis pelo prazer e pelas emoções.

Atualmente, os especialistas dedicam-se a descobrir a atuação de outra substância, a anandamida. Enquanto a endorfina seria responsável pelo sentimento de euforia, a anandamida relaxaria o atleta, produzindo um efeito mais longo, capaz de durar várias horas após o exercício.

Tendo isso em vista, fica fácil compreender a irritação que assola os alunos quando são privados de praticar seu esporte. Acostumados à prática diária de atividades físicas saudáveis, eles podem apresentar quadros de ansiedade e até depressão. 1

8 comentários:

ELI CRISTINI disse...

olá amiga realmente correr é prazeroso,barato,e viciante
dizem os que praticam

continue firme
bjos

Danielle Balata disse...

Correr deve ser muito bom mesmo, pena que eu ainda não tenha esse pique todo.

Beijos

Vanessa disse...

Realmente deve ser um barato, meu irmão corre e corre muito pelo mundo a fora e minha sobrinha ja esta correndo também, espero que um dia eu também possa correr, porque por enquanto não ta dando folego.
Beijocasss e força sempre!!!

força na peruca... disse...

nus...ke novidade!1 nnaum sabia!! correr..nunca corri na vidaa!1 vou tentar!! hehhee

obs: posso fazer perguntinha? vc está no mesmo blog ke eu (blogger) como consegue colocar fotos lá em cima e outros acessórios do ladinho? hehhee é pago? bjokas desde já obrigadaaa!!

Unknown disse...

amei essa materia, preciso mesmo me motivar a começar a correr, agora é momento

Unknown disse...

lindona...vc está lindona!!!

Carlinha Fernandes disse...

o barato eu sinto qdo acaba a corrida amiga, rsrs, afff pq o durante é um marasmo só! rsrsr

Anônimo disse...

Oii Linda... meu nome é Érica Isabel, mais pode me chamar de bel...
Estava dando uma olhadinha no seu blog, e achei muitoo bakana.. tb estou na luta para emagrecer, e resolvi montar um blog para pode me ajudar a policiar e o seu blog de alguma maneira me motivou ainda mais...... se puder, da um passadinha lá no meu blog, e se gostar addc o meu blog no seu.... ficarei muito feliz, e vamos jogar essas gordurinhas bem longe... kkkk

Meu blog: http://wwwbelflor.blogspot.com/