domingo, 11 de maio de 2008

Virada de mesa...

GENTE, ESSA É A CAPA DA REVISTA QUE SAIU A MINHA REPORTAGEM E A MATÉRIA TODA VEM LOGO ABAIXO:
EU ESTAVA DEVENDO ISSO À VCS...
BEIJOS

Histórias de mulheres que souberam transformar problemas em profundas lições
<“EU CELEBRO A VIDA”
Márcia Paula Hilário Vaz quer transmitir coragem a quem, como ela, está na fila de transplante à espera de um rim.

Sou uma leitora assídua de UMA, tenho 30 anos, e no dia 3 de janeiro comemorei 1 ano de hemodiálise. Comemorei? Isso mesmo que você leu, faço hemodiálise diariamente (sou bonita, jovem, casada, tenho dois filhos lindos) e comprei um bolo, abri um champanhe e brindei à vida, a minha vida. Tudo começou há 11 anos, quando tive uma febre estranha, dores no corpo, várias doenças foram apontadas, mas só com a biópsia renal chegou-se ao diagnóstico. Eu sou fi lha caçula, tenho dois irmãos. Antes de fi car doente, era bailarina clássica e viajava com o grupo fazendo apresentações pelo Brasil. Adoro a dança. Aos 17 anos, fui para o interior de São Paulo prestar vestibular. Na viagem de volta, meu pai enfartou, eu e minha mãe achamos que ele tivesse morrido, passamos o que considero o pior momento da minha vida. Graças a Deus, ele se recuperou e hoje está bem. Após esse trauma, comecei a ter os sintomas da doença. Para chegar ao diagnóstico, me submeti a vários exames investigativos. Eu apresentava uma infecção urinária recorrente. A partir daí, o médico da minha família sugeriu uma biópsia renal, que detectou a insuficiência do órgão. Passei a fazer tratamento. A vida continuava, nunca desanimei, apesar das perspectivas. Formei-me em Direito, casei, tive meu primeiro filho e, na segunda gestação, o quadro piorou muito, mesmo assim consegui ter minha filha e fiz questão de amamentá-la por um ano, já que eu não sabia o que poderia acontecer comigo. Vivi três anos com apenas 8% da capacidade renal, mas eu tentava não entrar na hemodiálise, que acabou sendo necessária. Faço o tratamento numa clínica especializada, aqui em Brasília, onde moro.


Sabe o que considero minha virada de mesa? Abandonar aquela menina cercada de proteção e tomar a decisão de não me tornar vítima; não usar o poder pessoal que uma doença nos concede; não manipular as pessoas queridas; e ter consciência sobre todas as implicâncias que ela acarreta. Posso dizer que o que acho mais difícil disso tudo é a restrição de água, só 500 ml por dia. Mas eu sou muito feliz, parece que tenho Prozac nas veias, quando penso em reclamar, penso nas pessoas que cuidam de mim, me lembro de tantas doenças em que não há uma máquina pra ajudar o doente a esperar um transplante. Desde que ficou decidido que eu faria hemodiálise, senti o forte desejo de ajudar as pessoas que sofrem com a insuficiência renal, de fazer a diferença, levando a elas coragem e fé, pois nós, portadores dessa doença, somos marginalizados, olhados com dó. E dó é um sentimento que não ajuda, apenas martiriza. No meu 1o dia de hemo, falei pra minha família: “Eu vou sozinha, não quero ninguém lá comigo”... Fui toda durona, com o coração pequenininho, o meu médico me abriu um sorrisão, o enfermeiro estava lá pra colocar as agulhas, me senti tão bem cuidada que o medo passou. Quando estava na metade da hemo, o médico disse: “Márcia, tá tudo bem, você foi muito corajosa, nem chorou, agora posso trazer seus pais?”. “Meus pais? Eu falei que queria vir sozinha.” Então ele me contou que, logo que saí de casa, eles saíram atrás e estavam aflitos na recepção. Perguntou se eles podiam entrar e ver que estava tudo bem comigo. Engoli o choro e vi meus dois velhinhos muito lindos, com um olhar desalentador. Pensei comigo, ‘ai se fosse um de meus filhos, eu iria sofrer muito’. Então eu abri um sorriso, falei que nem com dor eu estava. Juro que nunca senti tanta solidariedade dos meus pais como naquele dia. A vida é muito doida mesmo, um dia você está sadia, em outro depende de uma máquina pra viver. É por esse e por outros motivos que devemos ser misericordiosos com as pessoas, com o mundo e, principalmente, com nós mesmos. Tudo tem sua hora. Ouço muitas pessoas dizerem que sou forte. Forte é Deus que me conduz. Eu sou é feliz. Devemos ajudar quem precisa de amor, não quem está só doente. Existem doentes sadios na alma, existem sadios mortos de dor.

“O que sinto de verdade é uma esperança bonita que me guia, me conduz, me inspira e só isso pra mim já é o bastante”


Márcia mantém o blog: vousermelhor. blogspot.com, com fotos e relatos pessoais, no qual recebe diariamente cerca de 300 visitas. Está aguardando transplante numa fila com 16 mil pessoas.

31 comentários:

Jóy- Enjoy! disse...

Oi Valentina estou passando para divulgar a "Operação: Emagrecimento e Bem estar" gostaria muito que vc e suas amigas participassem vai ser bem legal, vc mesma pode escolher seus desafios e depois vc posta no blog toda semana seu novo peso se quiser e como está se sentindo com as mudanças, conto com vc bjossss!!!

Rakeu Loureiro e Acântara disse...

Oi Valentina! conheçi teu blog por uma visita feita por vc ao meu...ai viciei, sempre passo por aqui mas só uma vez deixei recado!
Acho vc sensacional e sei que Deus te dara a vitoria, pq tu és uma guerreira!Espero que o teu dia das mães tenha sido tudo de bom!
um beijo e uma semana bárbara pra ti!

Carlinha Fernandes disse...

Eita menina, to lendo esse post agora no comecinho do dia e me borrou toda make, rsrs, chorona eu né? mas que historia amiga...cada dia gosto mais de vc...és muito especial viu? Bjos....

Anônimo disse...

Olá!!!Bom Dia!Mais uma vez...PARAÉNS!
Grande abraço!!!
Thaís M M

Anônimo disse...

Sabe o que é engraçado? Quando comecei a ler o seu blog não sabia da sua espera pelo transplante. Achei que era um blog de dieta e só. Até o dia que vi você falando de Hemo. Pensei:Hemo??? Caramba, o que ela tem que precisa fazer hemodiálise??? Isso é maravilhoso, porque permite que todos te conheçam transcendendo a doença. Todos vem aqui porque você é uma pessoa querida e não porque tem pena de alguém doente. Adoro você, viu? Torço sempre pelo seu sucesso!!! Bjocas!

"Melhor ser Alegre do que Triste." (Rose) disse...

Oi Márcia, adorei a reportagem, uma verdadeira lição... Adoro vc. beijos

Danielle Balata disse...

Tua história de vida é uma lição para todos nós. Por isso que te acho uma mulher de fibra, uma mulher de garra.
Não desista.. seus ideais estão aí para serem vencidos.. e aquele nosso amigão sempre está ao seu lado.. ele sempre me fala bem de você.
Beijos

Beth disse...

Qualquer coisa que eu diga é pouco, muito pouco, diante da admiração, respeito e carinho que tenho por você, minha companheirinha blogueira, lição de vida e de força sim!
Outra coisa: me afinizei muito com o seu texto sobre a sua mãe, embora no meu caso sempre eu encarasse ela de frente, muita briga, muito lero-lero, mas muito carinho, claro. Ela, no caso, não aprendeu a tempo tudo isto que você quer que a sua mãe aprenda. E por isso, hoje na velhice tudo fica mais difícil.
Espero em Deus que sua mãe aprenda sim, ajude-a!
Beijo carinhoso, parabéns!
Beth
http://aconquista.zip.net

Taty Carioka® disse...

SÓ CONSIGO DIZER POUCAS COISAS
"VALENTINA VOCÊ É VALENTE PRA KCT!"
Eu já tinha lido esse relato...mas não em como não se emocionar novamente.

Beijaum meu e da Biju

Anônimo disse...

Oi Valentina...li sua historia na revista UMA (Sou assinante), mas ainda nao tinha vindo aqui conhecer vc. Parabéns pela coragem e pela maneira bonita e positiva de encarar a vida. Beijos

Renata disse...

É claro que já tinha lido na revista, heheheh, mas é sempre lindo ver vc falar cvom tanto carinho de seus pais.

Sua mãe deu uma cara de mulher elegante e inteligente. Deve ser uma fera, em vários sentidos.

Parabéns pra você que é mamãe de duas criaturinhas lindas.
Eu também sou brega pq adoooro um tanto de gente brega de morrer.
Fazer o que né.
Beijos

Camila disse...

Não entendi, qual é o teu nome Valentina ou Marcia? Eu ja sabia de tudo que você falou na revista, mas que teu nome era Marcia nao sabia... vivendo e aprendendno, beijao
parabens pela lição de vida...

Crista disse...

Oi Val,
Muito bonita a tua forma de contar a tua história. No Sábado pensei muito em ti. Fui dar sangue para ver se há uma possibilidade de ajudar uma moça que precisa de transplante de medula. Tava lá na fila pensando em como o mundo seria melhor se a solidariedade fosse uma forma de vida.

Beijos grandes e parabéns por seres como és.

Cláudia Marques disse...

Valentina, já leio o seu blog há muito tempo, mas hoje não pude deixar de lhe enviar uma mensagem de solidariedade. Você é mesmo uma pessoa com uma força enorme, e um grande amor pela vida e pela sua família, portanto vai conseguir que tudo corra pelo melhor. Beijos.
Cláudia

Isabel Martins disse...

Tá me devendo um autográfo, um suco e um delicioso bate papo. kkk
Tô esperando viu?
Bjus e tenha uma semana linda!

Anônimo disse...

linda sua materia valentina....vc é uma pessoa linda de viver parabens =)

Cris disse...

Te mandei email recebeu??

Unknown disse...

oi linda,gostei muito da materia viu,me fez lembrar de qdo eu conheci o mundo dos blogs,pois foi atraves de uma materia na revista sou mais eu que eu tomei conhecimento desse mundo virtual e a pouco mais de um ano eu tbem faço parte,parabéns pelo exemplo de superação amiga,vc é mto especial,sabe disso...beijossss
lucia vencendo obstacuclos

Cassia disse...

Sem comentários ao texto né...vc como sempre nos dando grandes lições!!!

Beijos!!!

CLUBE DA ROSINHA disse...

SÓ PQ ESTAVA OCUPADA COM O TCC.
TODAS AS AMIGAS ME ABANDONARAM!!


Durante um seminário para casais, perguntaram à esposa:

Seu marido lhe faz feliz ? Ele lhe faz feliz de verdade?

Neste momento, o marido levantou seu pescoço, demonstrando segurança.

Ele sabia que sua esposa diria que sim, pois ela jamais havia reclamado de algo durante o casamento.
Todavia, sua esposa lhe respondeu com um "Não", bem redondo... "Não,
não me faz feliz"!!
Neste momento, o marido já procurava a porta de saída mais próxima quando veio a conclusão da resposta.

- Ele não me faz feliz... Eu sou feliz. O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele e sim de mim.

E continuou dizendo:

- Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância, sobre a face da terra, eu estaria com sérios problemas
. Tudo o que existe nesta vida muda constantemente... O ser humano, as
riquezas, meu corpo, o clima, meu chefe, os prazeres, etc. E assim poderia citar uma lista interminável.

Às demais coisas eu chamo "experiências"; esqueço-me das experiências
passageiras e vivo as que são eternas amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar. Lembro-me de viver de modo eterno.
Talvez seja por isso que quando alguém me faz perguntas como esta:
"Você é feliz no seu casamento?" ou "Você é feliz?", gosto de responder com apenas uma frase, como se esta fosse a conclusão de todo o seminário, como se esta fosse a chave de toda a felicidade, de todo matrimônio e de toda vida humana; gosto de responder com aquela velha e famosa frase que ainda não conseguimos compreender: "A felicidade está centrada em mim".

Há pessoas que dizem: "Hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, porque alguém não soube me dar valor..."

SEJA FELIZ

Mesmo que faça calor, mesmo que esteja doente, mesmo que não tenha
dinheiro, mesmo que alguém tenha lhe machucado, mesmo que alguém não
lhe ame ou não lhe dê o devido valor.

SEJA FELIZ. Sempre.

Iara disse...

Oi Valentina !

Linda lição de vida, não me canso de ler.
Super motivador.
Beijos e que Deus sempre te ilumine.

Anônimo disse...

Oi, eu nao tinha visto a materia, amei, admirei a sua garra em mudar para melhor, logo num momento em que muita gente deitaria com a sela, e se poria a lamentar e espraguejar a vida, um exemplo e tanto.
Bjim proce e boa quinta.

Anônimo disse...

Oi Val.

Eu já tinha comprado a revista só por sua causa.

Bjs.
Elvira

Crista disse...

Uma super sexta feira para ti.
Beijocas

Healthy Woman disse...

Oi amiga
Amei esta materia!!!
Menina, tenho que te contar uma coisa... mudaram a escala de minha passagem e nao irei mais passar por Brasilia, agora me mandaram para Guarulhos, mas ei de te conhecer um dia!!!
Bjss amiga e ve se manda noticias!!!
Vick

Unknown disse...

Oi flor, deixei uma brincadeira para voce no meu blog. Passa la.
beijos

Adorei a materia. voce é maravilhosa.

Anônimo disse...

Olá!
Acho vc um verdadeiro exemplo, toda vez que venho aqui e leio, sempre saio muito mais fortalecida prá tudo.

Muitas vezes quero desistir das coisas e me vem vc na cabeça e outras pessoas que continuam firme na luta. Concordo com vc e não acho legal esse negócio de sentir dó, acho vc uma fortaleza.

Torço muito por vc mas gosto de vir aqui e ver sempre sua felicidade e a maneira como conduz as coisas.

Qdo vc veio aqui em Sampa, eu até que queria te conhecer....mas tenho vergonha de minha gordura que um dia vai embora.


Te desejo tudo de ótimo.
Um beijo

Anônimo disse...

Acho que o que mais me encanta em vc é o fato de jamais querer se fazer de coitadinha.

Fabi Sereia disse...

Oieeee!!Lindam, eu tenho essa revista hehehehe, e adorei tua matéria!! Beijosss

chris disse...

Oi linda!!!! Q post maravilhoso!!! Só sinto de ter demorado tanto tempo em vir aqui e ler estas palavras tão emocionantes!!! Fiquei com os olhos cheios de lágrimas e me segurando pra não chorar de tanta emoção!!! Achei o máximo o q vc disse sobre ao invez de ter dó das pessoas ser misericordiosos para com elas! Vc está certa, e é isto q precisamos trilhar em nossa vida a cada dia!!! Parabéns pela história e permitir q uma pessoa humilde e pequena como eu possa partilhar de uma história de vida tão maravilhosa como esta!
Mto obrigada mesmo!!!
Q Deus te abençoe e aumente a sua força em viver e em nos mostrar o qto devemos ser fortes e não nos entregarmos aos problemas do dia a dia!!!

Betina disse...

Que lição de vida... vou torcer pra que vc seja presenteada com uma operação de sucesso! Minha primeira visita... voltarei sempre!! Bjs!